Termina nesta sexta-feira segunda edição do Celpe-Bras 2024, com mais de 3.900 inscritos de 31 países em avaliação de proficiência em língua portuguesa.

O Celpe-Bras é o exame oficial do Brasil que atesta o domínio oral e escrito da língua portuguesa por estrangeiros, sendo aceito em universidades, empresas brasileiras, processos de revalidação de diplomas médicos e de naturalização.
A avaliação da proficiência na língua portuguesa na variante brasileira é realizada através do desempenho do participante nas duas partes do exame – escrita e oral. A parte escrita possui a duração de até três horas e é composta por quatro tarefas de produção de texto, abrangendo diferentes componentes e habilidades do uso da língua portuguesa.
Já a parte de compreensão e produção oral tem a duração de 20 minutos, onde ocorre a interação face a face entre o participante, o avaliador-interlocutor e o avaliador-observador. Durante essa etapa, são abordados temas como os interesses pessoais do examinando, informações do formulário de inscrição, além de tópicos do cotidiano e de interesse geral.
Os resultados desta edição do Celpe-Bras serão divulgados no dia 16 de dezembro, permitindo que os participantes tenham acesso ao sistema Celpe-Bras utilizando o login cadastrado no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame, nesta segunda edição do ano houve 3.957 inscrições de estrangeiros de 31 países. O idioma nativo mais comum entre os participantes é o espanhol, com 2.751 inscritos, seguido pelo francês (290) e pelo inglês (175).
O Celpe-Bras é essencial para estrangeiros interessados em cursar graduação ou pós-graduação no Brasil, sendo utilizado como comprovação de proficiência na língua portuguesa por instituições de ensino superior e no processo de validação de diplomas de profissionais estrangeiros que desejam trabalhar no país. As provas são realizadas semestralmente no Brasil e no exterior, em postos aplicadores como instituições de ensino superior, representações diplomáticas e centros culturais. Para esta edição, foram disponibilizadas 7.515 vagas em 133 postos de aplicação, distribuídos em 56 localidades no Brasil e 77 no exterior. O Inep também oferece atendimento especializado a pessoas com deficiência e outras condições específicas, permitindo a inclusão de todos os interessados em realizar o exame.
No dia do exame, os participantes também puderam solicitar tratamento pelo nome social, desde que a requisição tenha sido feita até 16 de agosto. O Celpe-Bras é uma oportunidade única para estrangeiros que desejam aprimorar seu domínio da língua portuguesa e expandir suas possibilidades educacionais e profissionais no Brasil.