
Coreia do Sul ameaça Coreia do Norte por balões de lixo
Em uma declaração recente, o governo da Coreia do Sul afirmou que tomará medidas “insuportáveis” contra a Coreia do Norte devido ao envio de balões de lixo através da fronteira. Essas medidas incluem a possibilidade de retomar a propaganda estridente por alto-falantes direcionada ao Norte.
O anúncio foi feito após uma reunião do Conselho de Segurança Nacional do presidente Yoon Suk Yeol, que discutiu uma resposta aos mais de 700 balões carregando lixo que Pyongyang enviou ao país. O conselho condenou esse ato como uma provocação irracional.
Segundo autoridades sul-coreanas, não está descartada a possibilidade de retomar os estrondos nos alto-falantes, que foram interrompidos em 2018 após uma cúpula com Kim Jong Un, líder norte-coreano.
A Coreia do Sul e do Norte permanecem tecnicamente em guerra desde a Guerra da Coreia, que terminou em um armistício em 1953. Seul, aliado dos EUA, realiza regularmente exercícios militares, enquanto Pyongyang desenvolve mísseis e tecnologia nuclear, violando as resoluções da ONU, de acordo com Seul e Washington.
Por sua vez, a Coreia do Norte afirmou que os balões foram uma retaliação a uma campanha de propaganda de desertores e ativistas norte-coreanos, que enviam infláveis com folhetos anti-Pyongyang, alimentos, medicamentos e pen drives com vídeos musicais de K-pop através da fronteira.