Placa da estátua de Marielle Franco é reinstalada após furto no Centro do Rio para coibir vandalismo e preservar memória.


A Secretaria Municipal de Conservação finalizou nesta sexta-feira (25) a reinstalação da placa de identificação da estátua da vereadora Marielle Franco, que foi brutalmente assassinada em 2018. A peça original havia sido furtada no Centro do Rio no mês de setembro.
Segundo informações da secretaria, a nova placa é uma réplica fiel do modelo original, porém foi feita em aço escovado, material mais resistente e de menor valor comercial, o que dificulta ações de vandalismo no local.
Além disso, a peça passou por um processo de restauro com pátina, técnica de pintura que confere um aspecto envelhecido, e foi fixada utilizando parafusos e uma cola especial para maior segurança.
Reposição de outras peças
A Secretaria também realizou a reinstalação de réplicas em resina das tartarugas que foram furtadas do Chafariz das Saracuras, obra de arte assinada por Mestre Valentim, localizada na Praça General Osório, em Ipanema, Zona Sul da cidade.
Outra ação de recuperação utilizando resina foi o restauro da escultura intitulada “Luar do Sertão (jaguar)”, cuja cauda foi alvo de furtos recorrentes, também na Praça General Osório.
Anúncio
