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Estudantes da rede estadual analisam qualidade da água do rio Macacu em projeto de educação ambiental em Cachoeiras de Macacu.

Nesta quinta-feira (24/10), estudantes do Ensino Médio da rede estadual participaram de uma atividade prática de análise da água do rio Macacu, em Cachoeiras de Macacu, região que abastece mais de 2,5 milhões de habitantes fluminenses. A iniciativa integra o Projeto Guapiaçu, que já capacitou mais de 240 alunos desde 2017, promovendo a educação ambiental em escolas estaduais.

Um grupo de 12 alunos do Ciep 479 – Dr. Mário Simão Assaf visitou três pontos estratégicos do rio para coletar amostras de água e microrganismos, identificando as diferenças de qualidade entre os locais e mensurando o impacto das atividades humanas no meio ambiente. Por meio de bioindicadores como macroinvertebrados, pequenos animais que vivem nos rios, os jovens puderam observar sinais de degradação ambiental e compreender a importância da preservação.

A aula externa faz parte do Programa de Monitoramento dos Recursos Hídricos, uma ferramenta de educação ambiental do Projeto Guapiaçu, realizado pelo Instituto de Ação Socioambiental em parceria com a Petrobras. Desde o início, o projeto já capacitou alunos de mais de 10 escolas estaduais para monitorar a qualidade da água e atuar na preservação ambiental.

Durante as coletas, os alunos utilizam equipamentos de proteção e dividem-se em equipes para coleta, registro de dados e análises. Gabriele Ramos, aluna do 2º ano, explica: “A gente vê quem vai medir, quem vai coletar e quem vai analisar as espécies. É uma nova perspectiva da natureza. Meu pai tem muito orgulho quando comento o quanto gosto de analisar o PH da água, o nitrito, o nitrato, a amônia e os bichinhos. O projeto me ajudou a decidir o que quero fazer, que é Direito, para me tornar uma advogada ambiental.”

Após um treinamento de 40 horas, os alunos aprenderam a analisar parâmetros físicos, químicos e biológicos da água, identificando a saúde ambiental de cada ponto do rio. Guilherme Ferreira, também do 2º ano, comenta: “Quando saímos da sala pra ter essa prática, aprendemos mais sobre a região e a importância dos microrganismos. O projeto Guapiaçu é muito importante porque é por meio da educação que a gente muda o mundo. Eu não esperava ter isso em uma escola pública.”

A experiência prática, conforme relata a professora de Biologia e membro do projeto, Tatiana Horta, é fundamental para o aprendizado: “A atividade de campo vale por mais de 10 aulas em sala. Aqui, eles vivenciam o que só veriam em fotos. É importante sensibilizar os alunos para que compreendam seu papel na proteção dos recursos ambientais.”

O projeto atualmente atende 125 alunos de Cachoeiras de Macacu, em fase final de treinamento, além de alunos do Instituto Federal Fluminense de Maricá e Itaboraí. Péricles Muniz, biólogo e coordenador do programa, reforça a importância das parcerias: “O objetivo é engajar a sociedade por meio da educação e do monitoramento ambiental. O rio Macacu é um dos mais importantes da nossa região, e o apoio da rede estadual é essencial.”

Em dezembro, os resultados das análises realizadas pelos alunos serão apresentados em um seminário, ampliando o impacto do projeto na formação de futuros profissionais e cidadãos conscientes da importância da preservação ambiental.

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