
Por Joey Roulette
WASHINGTON (Reuters) – Um astronauta da Nasa foi levado ao hospital nesta sexta-feira por um problema de saúde não especificado pouco depois de voltar à Terra de uma missão de quase oito meses na Estação Espacial Internacional, afirmou a agência norte-americana.
O astronauta, cuja identidade foi mantida em sigilo por questão de privacidade, pousou na costa da Flórida às 4h29 desta sexta-feira, no horário de Brasília, a bordo da cápsula Crew Dragon, da SpaceX, com outros três tripulantes: dois astronautas da Nasa e um cosmonauta russo. A tripulação contava com os astronautas norte-americanos Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps e o cosmonauta russo Alexander Grebenkin. Inicialmente, a Nasa havia informado que toda a tripulação tinha sido levada ao centro médico para exames por cautela, mas não especificou se toda a tripulação ou apenas parte dela apresentava problemas de saúde. Mais tarde, a agência afirmou que o problema era de um astronauta, mas que todos foram levados a um hospital em Pensacola, na Flórida, perto do local de pouso. “O astronauta que permanece em Ascension apresenta estado de saúde estável e continua sob observação, por precaução”, disse a Nasa em comunicado, referindo-se ao hospital Ascension Sacred Heart Pensacola. A agência espacial russa, Roscosmos, postou na rede social Telegram uma foto de Grebenkin em pé e sorrindo, com a legenda: “Após uma missão espacial e o pouso, o cosmonauta Alexander Grebenkin se sente muito bem!”. (Reportagem de Joey Roulette)
Um astronauta da NASA foi levado ao hospital após retornar de uma missão de quase oito meses na Estação Espacial Internacional. A agência espacial dos Estados Unidos não divulgou a identidade do astronauta devido a questões de privacidade. O pouso ocorreu na costa da Flórida, às 4h29, horário de Brasília, a bordo da cápsula Crew Dragon da SpaceX, junto com dois astronautas da NASA e um cosmonauta russo.
A tripulação incluía os astronautas norte-americanos Matthew Dominick, Michael Barratt, Jeanette Epps e o cosmonauta russo Alexander Grebenkin. Após o pouso, todos foram levados para um centro médico em Pensacola, na Flórida, para exames de precaução. Mais tarde, a NASA confirmou que o problema de saúde era especificamente de um astronauta, que permanece em observação no hospital Ascension Sacred Heart Pensacola.
A agência espacial russa, Roscosmos, compartilhou uma foto de Alexander Grebenkin sorrindo após a missão e o pouso, indicando que ele está se sentindo bem. A situação do astronauta em questão é estável e está sendo monitorada de perto. Mais detalhes sobre o estado de saúde e eventuais problemas específicos ainda não foram divulgados pelas autoridades.