
Previsão do tempo: frente fria provoca chuvas intensas em São Paulo
Na tarde desta quinta-feira (10), a região metropolitana de São Paulo deverá enfrentar pancadas de chuva de média e forte intensidades devido à passagem de uma frente fria, de acordo com informações da Defesa Civil paulista.
Além disso, a previsão é de que essa instabilidade se estenda até sábado (12), podendo ocasionar chuvas intensas e fortes rajadas de vento por todo o estado de São Paulo. Os acumulados de chuva variam entre as regiões, podendo chegar a até 100 mm na Serra da Mantiqueira, no litoral norte e nas regiões de Presidente Prudente e Araçatuba.
Para a Grande São Paulo e Baixada Santista, a previsão é de um acumulado de chuva em torno de 80 mm. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para tempestade, válido até esta quinta-feira, abrangendo o norte e noroeste do estado, além do extremo sul, com previsão de ventos intensos e queda de granizo.
Regiões como Araçatuba, São José do Rio Preto e São Carlos estão sob o alerta amarelo do Inmet. Em São José do Rio Preto, afetada por queimadas, a previsão de pancadas de chuva pode amenizar a situação, apesar do forte calor, que pode chegar a 38°C.
Na capital paulista, a temperatura deve oscilar entre 17°C e 24°C nesta quinta-feira. Já para sexta-feira (11), a propagação de uma nova frente fria deve trazer chuvas fortes, com potencial para alagamentos, e a temperatura pode chegar a quase 30°C. No entanto, o fim de semana terá uma queda na temperatura, não passando de 21°C no domingo (13).
A Defesa Civil paulista reforça a importância de atenção da população diante desses eventos climáticos extremos, recomendando que se evite áreas arborizadas durante tempestades e jamais se enfrente áreas alagadas ou com enxurradas.