DestaqueUOL

Lula falta à votação em São Bernardo e alega prerrogativa da idade, frustrando campanha psolista e Planalto.

Lula falta à votação em São Bernardo do Campo

Por um Colaborador Especial

Sem candidato em São Bernardo, já era esperado que ele faltasse à votação. Em seu berço político, Lula não conseguiu emplacar o deputado Luiz Fernando (PT) no segundo turno, disputado por dois candidatos de centro-direita.

Ele usará a prerrogativa da idade. Segundo a legislação brasileira, cidadãos com mais de 70 anos não são mais obrigados a votar. O presidente faz 79 anos no próximo domingo (27).

A decisão frustra a campanha psolista, mas já era esperada pelo Planalto. São Paulo foi o principal foco de Lula nesta eleição, mas já há, desde o resultado do primeiro turno, uma avaliação de que Boulos não deverá levar. Com o empenho, uma derrota do deputado é invariavelmente ligada a uma derrota de Lula.

Lula, ex-presidente do Brasil, faltou à votação em São Bernardo do Campo, município onde construiu sua trajetória política. A ausência era esperada, uma vez que o candidato apoiado por ele não conseguiu passar para o segundo turno.

Aos 79 anos, Lula usará a prerrogativa da idade para não comparecer às urnas, conforme previsto na legislação eleitoral brasileira. Apesar da justificativa legal, a decisão frustrou a campanha psolista, que contava com o apoio do ex-presidente.

O foco de Lula nesta eleição foi São Paulo, mas desde o primeiro turno já se previa que seu candidato não teria sucesso. A derrota de Luiz Fernando é automaticamente associada a uma derrota do próprio Lula, segundo avaliações do Planalto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo