Agência BrasilDestaque

Inscrições para Enem PPL 2024 terminam nesta sexta-feira; provas serão aplicadas em unidades prisionais e socioeducativas em dezembro.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) de 2024 encerram nesta sexta-feira, às 23h59 (horário de Brasília). A participação nas provas é voluntária e gratuita para esse público específico.

Os responsáveis pedagógicos das unidades prisionais e socioeducativas devem realizar as inscrições por meio do Sistema PPL. Além disso, também é o último dia para transferência e exclusão de participantes, bem como para solicitação de tratamento por nome social.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece atendimento especializado para participantes com deficiência, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, gestantes, lactantes ou idosos.

As provas do Enem PPL possuem o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, que este ano será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. A diferença está na aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas autorizadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada estado.

O Enem PPL de 2024 será aplicado no início da tarde dos dias 10 e 12 de dezembro em diversas localidades. As unidades aplicadoras devem oferecer estrutura adequada para a realização das provas, garantindo segurança aos envolvidos.

Os interessados em participar do Enem PPL que não concluíram o ensino médio ou que têm previsão de concluir após o ano letivo de 2024 podem se inscrever na condição de treineiros, assim como na versão regular do Enem.

O Enem é uma importante ferramenta de avaliação do desempenho dos estudantes, sendo utilizado como critério de acesso ao ensino superior em programas governamentais como o Sisu, o ProUni e o Fies. Considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, o exame nacional é fundamental para milhares de estudantes em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo