
MOSCOU (Reuters) – Nesta segunda-feira, um tribunal russo proferiu uma sentença de 6 anos e meio de prisão para Alsu Kurmasheva, jornalista de dupla cidadania russa e norte-americana, que trabalha na Rádio Livre Europa/Rádio Liberdade (RFE/RL). O motivo da condenação foi o compartilhamento de informações falsas sobre o Exército russo, conforme afirmou a corte.
Segundo um porta-voz do tribunal localizado em Kazan, cidade no sul da Rússia, Kurmasheva recebeu a sentença na sexta-feira, após um julgamento que durou dois dias. Até o momento, sua advogada não se pronunciou sobre a possibilidade de recorrer da decisão. Já a embaixada dos Estados Unidos ainda não se manifestou sobre o caso.
Além disso, na mesma sexta-feira, um tribunal em Yekaterinburg condenou Evan Gershkovich, repórter do Wall Street Journal e também cidadão norte-americano, a 16 anos de prisão em um julgamento realizado a portas fechadas. Tanto o jornal quanto os Estados Unidos classificaram o julgamento como uma farsa, e Washington está empenhado em garantir a liberdade do jornalista.