EBC anuncia investimento de R$ 110 milhões em TV pública por meio do edital Seleção TV Brasil durante evento em São Paulo.

A mesa “TV Brasil: Reposicionamento e Lançamento de Chamada Pública” contou com a presença do diretor-presidente da EBC, Jean Lima, da diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino, e do presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga. Durante o evento, Antonia Pellegrino destacou o resultado do trabalho de parceria entre a Ancine e a EBC nos últimos dois anos, que culminou no lançamento do investimento recorde de R$ 110 milhões para o campo público.
A estratégia visa fortalecer a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e a TV Brasil, que hoje conta com 126 emissoras afiliadas e ocupa o 5º lugar em audiência na TV aberta. Para Jean Lima, essa parceria e a nova linha de financiamento representam um marco importante para a EBC, alinhado com as diretrizes do governo federal. Ele destacou o investimento na comunicação pública e no reposicionamento estratégico da empresa, visando fortalecer a marca, ampliar a audiência da TV Brasil e consolidar o papel da empresa no mercado audiovisual.
O edital Seleção TV Brasil contempla sete linhas temáticas, como infantil, infanto-juvenil, natureza e meio ambiente, futebol feminino, sociedade e cultura, produção e finalização de longas-metragens e coprodução de novela. Pela primeira vez, o edital terá um recorte de gênero e raça, com o objetivo de investir em projetos audiovisuais destinados à exibição em segmentos como TV aberta, TV por assinatura e Vídeo por Demanda ligados à comunicação pública, educativa, comunitária e cultural.
O processo seletivo será dividido em etapas de habilitação, avaliação preliminar e avaliação final de investimento. Todas as informações estão disponíveis no site oficial do edital. A iniciativa visa promover a expansão do conteúdo brasileiro independente nos segmentos audiovisuais e fortalecer as empresas do setor, contribuindo para a regionalização do fomento e o fortalecimento da RNCP.