DestaqueUOL

Poeta e letrista Antonio Cicero morre aos 79 anos após optar pelo suicídio assistido, deixando legado na literatura brasileira

Falecimento de Antonio Cicero

No dia 23 de março, foi anunciado o falecimento de Antonio Cicero, um dos mais renomados poetas e letristas da literatura brasileira, aos 79 anos de idade. O poeta, autor do conhecido poema “Guardar”, optou pelo suicídio assistido devido ao diagnóstico de Alzheimer, e sua morte ocorreu em Zurique, na Suíça. Em uma carta de despedida aos amigos, explicou sua decisão final.

Membro imortal da Academia Brasileira de Letras desde 2017, Cicero ficou conhecido não apenas por suas letras de músicas como “Fullgás” e “Pra Começar”, em parceria com sua irmã Marina Lima, mas também por seus poemas que foram musicados, como “Canção da Alma Caiada” e “Inverno”. Um de seus poemas mais famosos, “Guardar”, lançado no livro homônimo em 1996, recebeu uma leitura marcante da atriz Fernanda Montenegro, que está disponível em seu canal no YouTube.

Poema “Guardar” por Antonio Cicero:

Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la. Em cofre não
se guarda coisa alguma. Em cofre perde-se a coisa à vista.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la, isto
é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.

Além disso, Antonio Cicero deixou um legado importante para a literatura e a música brasileira, influenciando gerações com suas composições e poesias. Seu talento será lembrado e suas obras continuarão a emocionar e encantar aqueles que tiverem contato com elas.

Assista ao vídeo de Antonio Cicero declamando o poema “Guardar” no Canal Curta para uma experiência única com a obra desse grande artista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo