Festa de premiação da 34ª Folha Top of Mind destaca o poder das marcas no varejo e na indústria brasileira.

O poder das marcas no Brasil: os grandes vencedores do Top of Mind 2024

O varejo e a indústria, carros-chefes da economia nacional, marcaram presença na 34ª edição da Folha Top of Mind, que revela a influência das marcas no imaginário dos brasileiros por meio de pesquisa Datafolha. A Petrobras, campeã na categoria Top Marca que Representa o Brasil, representa sozinha 13% do PIB do país.

A cerimônia de premiação, que contou com 1.500 convidados no Tokio Marine Hall, em São Paulo, teve como mestres de cerimônia Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank.

Com 32 conquistas em 32 edições, a marca Omo se consagrou como a campeã absoluta do Top do Top. A marca britânica Unilever, responsável pelo sabão, busca agora atrair o público mais jovem com uma nova abordagem de comunicação, incluindo o lançamento da tagline “Bota sua roupa pra jogo porque se sujar faz bem”.

A Unilever ainda obteve prêmios com as marcas Comfort, Dove e Hellmann’s. Já a Nike, eleita Top do Top pela 13ª vez, utiliza a pesquisa como referência de negócio para obter novos insights, expandindo sua atuação para além dos mercados tradicionais.

A Petrobras, empatada com a Shopee, foi vitoriosa na categoria Top Performance, reforçando seu papel como marca representativa do Brasil. A preocupação com a transição energética também foi evidenciada, refletindo a exigência dos brasileiros em relação a marcas comprometidas com o meio ambiente.

A BYD, fabricante de veículos elétricos e híbridos, consolidou-se como uma das marcas mais conhecidas no Brasil, apostando no crescimento e na nacionalização de sua produção.

A Shopee, gigante do ecommerce, ampliou sua presença no mercado nacional, ganhando espaço entre os consumidores brasileiros. Enquanto Vivo e Claro, líderes em internet banda larga, disputam a liderança no segmento de comunicação.

A publicidade brasileira também foi destaque, movimentando R$ 10,6 bilhões no primeiro semestre de 2024, com agências renomadas como Africa, AlmapBBDO, Publicis, BTC Havas e Talent entre as premiadas.

A pesquisa do Top of Mind, realizada pelo Datafolha desde 1991, é referência na América Latina, analisando cerca de 200 categorias de setores econômicos e revelando as marcas favoritas dos brasileiros ao longo dos anos.

Reportagem por: Pedro Strazza e Roberto de Oliveira

Sair da versão mobile