DestaqueUOL

Especialistas desmentem viral de chá verde que promete emagrecimento rápido e localizado na barriga: “É desinformação”, afirmam nutricionistas.

Receita de chá verde para emagrecimento viraliza, mas especialistas alertam para eficácia duvidosa

No mundo das redes sociais, uma receita de chá verde tem chamado a atenção, prometendo derreter a gordura localizada da barriga e melhorar a saúde. O conteúdo se espalhou pelo aplicativo Kwai, principalmente entre o público feminino, e consiste na combinação do chá com ingredientes naturais, como canela e pimenta.

No entanto, nutricionistas consultados pela Folha questionam a veracidade dos benefícios da receita. De acordo com eles, apesar de alguns argumentos sobre as propriedades dos ingredientes serem respaldados pela ciência, na prática, não existe comprovação de que o chá irá de fato promover o emagrecimento.

O nutricionista Gustavo Pimentel, membro da Sban (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), enfatiza que consumir a dose diária recomendada do chá mencionado no vídeo não é suficiente para resultar em perda de peso, uma vez que o emagrecimento é um processo multifatorial.

“Não há evidências científicas que comprovem que um tipo específico de chá ou uma mistura de ingredientes irá funcionar. O que adianta tomar chás se a pessoa continuar com uma alimentação excessiva?”, questiona o especialista.

Pimentel destaca que ingredientes como canela e pimenta são alimentos termogênicos, capazes de aumentar a temperatura do corpo e acelerar o metabolismo. No entanto, os benefícios para o organismo são menores do que o sugerido na receita viral. “É irresponsável afirmar que apenas consumir um chá irá eliminar a gordura localizada”, ressalta.

A nutricionista Vanderli Marchiori, da Faculdade de Saúde Pública da USP, reforça que embora as informações sobre os ingredientes sejam corretas, é importante não simplificar o processo de emagrecimento. “Perder peso envolve mudanças no estilo de vida, como praticar atividade física, consumir alimentos frescos e nutritivos, e reduzir os alimentos calóricos”, explica.

Marchiori também alerta que a barriga inchada pode ter diversas causas, como gordura visceral, inflamação intestinal e miomas. Nenhum desses problemas pode ser solucionado apenas com o consumo regular de chá. “Não existe um chá milagroso para resolver essas questões. A expressão ‘secar a barriga’ é muito ampla e inadequada”, afirma.

A equipe da Folha tentou entrar em contato com a autora do vídeo, mas não obteve resposta até a publicação deste artigo.

VERDADEIRO OU FALSO

Recebeu algum conteúdo que considera enganoso? Envie para o WhatsApp 11 99581-6340 ou para o email folha.informacoes@grupofolha.com.br para que seja verificado pela equipe da Folha.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo