Agência BrasilDestaque

Taxa de ocupação hoteleira no Rio de Janeiro é de 75,34% no feriado da Independência, sendo Ipanema e Leblon os bairros com maior índice

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem da Cidade do Rio de Janeiro (HotéisRIO) revelou que a taxa de ocupação média nos hotéis da cidade durante o feriado prolongado da Independência, que ocorre a partir do dia 7 de setembro, é de 75,34%. Os bairros que se destacam nesse cenário são Ipanema e Leblon, com uma taxa de ocupação de 83,94%, seguidos por Leme e Copacabana, com 80,91%, e Barra da Tijuca e São Conrado, com 80,37%. Por outro lado, Flamengo e Botafogo obtiveram uma taxa de ocupação de 64,15%, enquanto o centro da cidade registrou apenas 57,55% de ocupação.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, afirmou que a taxa de ocupação ainda pode aumentar, devido à característica do mercado nacional de fazer reservas de última hora. Lopes também destacou a recuperação gradual do setor hoteleiro após a queda causada pela pandemia de Covid-19. Segundo ele, a ocupação tem sido principalmente por turistas em busca de lazer, sendo que o turismo corporativo só começou a se recuperar recentemente e a expectativa é que esteja normalizado até o final do ano.

Com relação ao próximo ano, Lopes espera que a ocupação esteja totalmente normalizada a partir do início de 2022. O presidente do HotéisRIO mencionou que o Réveillon e o Carnaval deste ano já alcançaram recordes de ocupação e que os finais de semana têm registrado altos índices de ocupação em todo o Rio de Janeiro. Além disso, destacou a realização de grandes feiras de negócios no setor corporativo.

Lopes também prevê que a ocupação durante o Réveillon deste ano atinja 100%. A prefeitura já elaborou os requisitos para o evento e a empresa organizadora já foi selecionada. O presidente do HotéisRIO adiantou que uma coletiva de imprensa será realizada pelo governador Cláudio Castro e pelo prefeito Eduardo Paes para divulgar as atrações dos shows da virada do ano. Ele enfatizou a importância dessas informações para impulsionar as reservas nos hotéis.

Como principais visitantes do Rio de Janeiro, no turismo nacional, estão os turistas provenientes de São Paulo, tanto da capital quanto do interior, e de Minas Gerais. Esses estados contribuem significativamente para o fluxo de turistas no município.

Em suma, a pesquisa do HotéisRIO aponta para uma taxa de ocupação média de 75,34% nos hotéis do Rio de Janeiro durante o feriado prolongado da Independência. O setor hoteleiro vem se recuperando gradualmente, principalmente no turismo de lazer, e espera-se que o turismo corporativo esteja normalizado até o final do ano. A ocupação tem registrado altos índices nos finais de semana e há expectativa de uma ocupação total no Réveillon deste ano. O mercado nacional tende a fazer reservas de última hora, o que pode elevar ainda mais a taxa de ocupação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo