Senacon atua contra venda de suplementos nutricionais adulterados para proteger consumidores

O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), Marcelo Bella, alertou sobre a baixa qualidade de alguns suplementos como a creatina, os quais, em alguns casos, chegam a ter níveis de substâncias muito abaixo do indicado, podendo até mesmo chegar a 0%. Essa situação foi considerada alarmante e preocupante para a saúde dos consumidores.
Essa iniciativa da Senacon surge após uma reunião do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), ligado ao órgão, com a nova diretoria do Conselho Federal de Nutrição (CFN) e a Abenutri. O objetivo do encontro foi obter informações precisas e identificar suplementos adulterados que estejam sendo comercializados de maneira irregular.
Recentemente, a Abenutri divulgou uma lista com 18 marcas de creatina que foram reprovadas em análises realizadas pela associação. Essas marcas não atenderam aos padrões de qualidade exigidos, o que reforça a importância das ações que estão sendo tomadas pela Senacon.
A Senacon ressalta que a venda de produtos adulterados representa não apenas um problema de qualidade, mas também uma séria ameaça à saúde pública e aos direitos dos consumidores. Portanto, é fundamental que medidas efetivas sejam adotadas para coibir essa prática e garantir a segurança e confiança dos consumidores na hora de adquirir suplementos nutricionais.