
Os 440 membros do Parlamento vietnamita aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira (21) a nomeação do general do Exército Luong Cuong como o novo presidente do país, a quarta pessoa a ocupar o cargo em menos de dois anos, anunciou a televisão estatal.
No Vietnã, o presidente desempenha um papel em grande parte cerimonial, que inclui reuniões com homólogos estrangeiros.
Cuong sucederá To Lam, que se tornou secretário-geral do Partido Comunista neste verão. Os dois presidentes anteriores a To Lam renunciaram em 2023 e 2024 após escândalos de corrupção.
Nesta segunda-feira, o Parlamento do Vietnã tomou uma decisão unânime que impactará a política do país nos próximos anos. Com a nomeação do general Luong Cuong como novo presidente, entra em cena a quarta figura a ocupar o cargo em um curto período de tempo, evidenciando mudanças significativas na liderança governamental.
De acordo com informações da televisão estatal, a escolha de Cuong foi aprovada por todos os 440 membros do Parlamento, ressaltando a aceitação e apoio da classe política vietnamita à nova liderança. Vale ressaltar que, no Vietnã, a função presidencial é majoritariamente cerimonial, com foco em representatividade internacional e protocolos diplomáticos.
O novo presidente sucede To Lam, que assumiu o cargo de secretário-geral do Partido Comunista no recente verão. A sucessão de presidentes nos últimos anos foi marcada por escândalos de corrupção, o que gerou instabilidade no cenário político vietnamita e culminou nas renúncias dos antecessores de To Lam.
Com a ascensão de Luong Cuong à presidência, é esperado que o Vietnã passe por novas transformações e adaptações nas esferas política e social, inaugurando um novo capítulo em sua história contemporânea.