DestaqueUOL

Manifestantes em Tenerife protestam contra turismo excessivo na Playa de las Americas: “Esta praia é nossa”, dizem ativistas.

Manifestantes protestam contra turismo em Tenerife

Na Playa de las Americas, em Tenerife, os manifestantes apareceram na praia enquanto os turistas tomavam sol e gritavam “Esta praia é nossa”.

Ativistas alegam que a chegada de milhões de visitantes todos os anos esgota recursos naturais limitados, como água, e danifica o meio ambiente. Pelo menos 8.000 pessoas participaram, disse o governo espanhol.

Entre janeiro e setembro, 9,9 milhões de turistas visitaram as Ilhas Canárias, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística Espanhol, 10,3% a mais do que no mesmo período em 2023. A população das ilhas era de 2,2 milhões no ano passado.

“Precisamos de uma mudança no modelo turístico para que deixe riqueza aqui, uma mudança para que valorize o que esta terra tem, porque é linda”, disse Sara Lopez, 32, à Reuters em Gran Canaria neste domingo.

A Espanha, dependente do turismo, enfrentou uma série de protestos contra o turismo excessivo este ano em Barcelona e outros destinos de férias populares como Maiorca e Málaga.

O governo regional das Ilhas Canárias elaborou uma lei que deve ser aprovada este ano para endurecer as regras sobre aluguéis de curta duração após reclamações de moradores locais que foram excluídos do mercado imobiliário.

Os protestos em Tenerife mostram a insatisfação de parte da população com o modelo turístico vigente, que traz benefícios econômicos, mas também impactos negativos no ambiente e na comunidade local. Com um aumento significativo no número de visitantes, as Ilhas Canárias se tornaram alvo de críticas e debates sobre como conciliar o turismo com a preservação do meio ambiente e o bem-estar dos moradores.

Além disso, a discussão sobre os aluguéis de curta duração e a exclusão de moradores locais do mercado imobiliário evidencia a necessidade de regulamentações mais rígidas para garantir a sustentabilidade e a qualidade de vida nas ilhas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo