DestaqueUOL

Juventude coagida pela direita percebe melhores respostas da esquerda em questões LGBTQIAP+, drogas e direitos das mulheres.

Juventude se identifica mais com o pensamento de esquerda

Uma parcela significativa da juventude brasileira tem demonstrado sentir-se coagida pelo pensamento mais conservador da direita, que enfrenta dificuldades em lidar com questões como as lutas LGBTQIAP+, a liberalização das drogas e os direitos das mulheres. Nesse cenário, muitos jovens enxergam na esquerda respostas mais adequadas e alinhadas com suas convicções.

Os governos de esquerda foram responsáveis por importantes avanços sociais no país, como investimentos em moradia, a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), políticas de mutirões, expansão das escolas públicas e criação de universidades federais em regiões periféricas. Atualmente, cidades como Guarulhos, Osasco e a zona leste de São Paulo contam com instituições federais de ensino superior, resultado das políticas adotadas pelos governos progressistas.

Ascensão da direita nas últimas eleições

Nas eleições recentes, observou-se um crescimento significativo de legendas de direita, em contrapartida aos partidos de esquerda. Candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro obtiveram resultados superiores aos aliados do presidente Lula em diversas capitais. Nas periferias, também foi possível notar um aumento da influência da direita. Especialistas apontam três principais fatores para esse fenômeno: a presença marcante nas redes sociais, nas igrejas neopentecostais e a disponibilidade de recursos financeiros.

As igrejas neopentecostais exercem forte influência nas comunidades periféricas, prestando assistência em momentos de necessidade e, posteriormente, difundindo um discurso conservador, que promove valores como a família tradicional, o patriarcado e a oposição ao feminismo e ideias de esquerda.

Além disso, a direita tem se destacado na habilidade de usar as redes sociais como ferramenta de mobilização e propaganda. Muitos grupos e indivíduos de direita no Brasil recebem financiamento externo, o que contribui para ampliar sua atuação e alcance no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo