
Ataque do Hezbollah contra base militar israelense
No último domingo, o grupo libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, fez um anúncio surpreendente ao divulgar que lançou foguetes contra uma base militar israelense localizada a leste da cidade de Safed, no norte do país.
Segundo informações da organização, os combatentes do Hezbollah dispararam um grande número de foguetes contra a base do Exército israelense, localizada na região de Safed. O movimento islamista justificou o ataque como uma medida “em defesa do Líbano” e como uma resposta aos ataques promovidos pelo “inimigo israelense” contra cidades e residências libanesas.
Este incidente marca mais um capítulo da longa e conturbada relação entre o Hezbollah e Israel, que têm histórico de confrontos e tensões na região. Apesar dos esforços de mediação de diferentes atores internacionais, como a ONU, a situação entre as duas partes parece longe de uma resolução pacífica.
O Ministério da Defesa de Israel ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ataque, mas é esperado que haja uma resposta por parte do governo israelense nas próximas horas, dada a gravidade do incidente e as possíveis repercussões na região.