
Troféu Juca Pato premia Miriam Leitão como intelectual do ano de 2024
A jornalista Miriam Leitão foi escolhida como a intelectual do ano de 2024 pelo Troféu Juca Pato, renomada premiação que reconhece pensadores de relevância nacional desde 1962. A premiação é feita pela União Brasileira de Escritores e a escolha de Leitão se deu após o lançamento de seu livro “Amazônia na Encruzilhada: O Poder da Destruição e o Tempo das Possibilidades”, pela editora Intrínseca.
Entre os concorrentes estavam figuras importantes como Eliane Potiguara, João Silvério Trevisan, Maria Valéria Rezende e Socorro Acioli, mas Leitão se destacou e conquistou o reconhecimento da premiação.
A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá durante o Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), que será realizado entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro na cidade mineira. A expectativa é de que o evento reúna não apenas escritores e intelectuais, mas também amantes da literatura e do pensamento crítico.
Seja assinante e tenha acesso a conteúdos exclusivos
A Folha oferece a oportunidade de assinatura, garantindo acesso a reportagens, colunas e newsletters exclusivas. Além disso, os assinantes podem baixar o aplicativo da Folha para receber alertas das principais notícias do dia, contribuindo para a continuidade do jornalismo independente e de qualidade.
Com mais de 180 reportagens e análises diárias, um time de mais de 200 colunistas e blogueiros e um compromisso com a verdade e a fiscalização do poder público, a assinatura da Folha é uma forma de apoiar a produção de conteúdo relevante e necessário nos dias atuais.
Assine agora por apenas R$ 1,90 no primeiro mês e faça parte desse universo de informação e conhecimento!