Senado aprova projeto de conscientização sobre automedicação, que segue para sanção após aprovação sem alterações pelo legislativo.

Aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (5), o projeto de lei PL 1.108/2021, de autoria do ex-deputado Geninho Zuliani, determina a realização de campanhas permanentes de conscientização sobre a automedicação. A relatora do projeto, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), defendeu a aprovação do texto sem alterações. Agora, o projeto segue para sanção presidencial.
De acordo com as novas regras aprovadas, os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os níveis deverão promover campanhas constantes de conscientização contra a automedicação, com um foco especial na orientação sobre a ingestão de antibióticos e medicamentos sujeitos a controle especial.
No seu parecer, a senadora Damares Alves destacou uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), que revelou que 77% dos entrevistados admitiram se automedicar. Além disso, ela citou dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) que apontaram 20 mil casos de intoxicação por medicamentos no Brasil somente em 2017.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)