DestaqueUOL

Chuvas perdem força em São Paulo, alerta da Defesa Civil para áreas vulneráveis e previsão de nebulosidade no sábado

A Defesa Civil de São Paulo informou na manhã deste sábado, 19, que as chuvas perderam força na capital paulista e região, com maior concentração de precipitação em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

O volume de chuvas previsto para o Estado ficou abaixo do esperado, de acordo com os meteorologistas. Nas últimas 12 horas, o maior índice de chuvas foi registrado no município de Itapirapuã Paulista, na região de Itapeva, com 32mm.

Neste sábado, segundo a Defesa Civil, há condições para pancadas de chuva a qualquer momento, com previsão de acumulados moderados. Recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis, especialmente aquelas próximas à divisa com Minas Gerais, onde há previsão de chuvas mais intensas.

O sábado será marcado pela nebulosidade, o que mantém as temperaturas sob controle, sem grandes variações.

No dia anterior, o capitão Roberto Farina, diretor de comunicação da Defesa Civil, afirmou em entrevista ao UOL News que a chuva prevista para sexta-feira na região metropolitana havia “atrasado” e “perdido força”, mantendo o alerta para o interior.

Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo” para tempestades no Rio de Janeiro e partes de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, válido até amanhã, 20. Há risco de grandes acumulados de chuvas, ventos intensos e queda de granizo, com possíveis danos.

De acordo com o Inmet, o alerta alcança várias regiões de São Paulo, excluindo a capital. Outros estados também estão sob alerta de “perigo potencial”.

Segundo a MetSul, empresa de meteorologia, o fim de semana em São Paulo será de muitas nuvens e instabilidade devido a uma zona de menor pressão atmosférica. O sábado será nublado, com possibilidade de chuvas fracas a moderadas, podendo intensificar em alguns momentos.

O domingo continuará instável, com chance de as chuvas diminuírem no período da noite.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo