DestaqueUOL

Osteoporose e menopausa: entenda a relação entre as duas doenças e como prevenir fraturas ósseas em mulheres.

Osteoporose: a relação com a Menopausa

A osteoporose é uma doença devastadora que causa cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil, de acordo com informações do Ministério da Saúde. As mulheres são as mais afetadas devido às mudanças hormonais que ocorrem no período da menopausa. Vamos entender mais sobre essa relação e como prevenir a doença.

O que é osteoporose

Elaine de Azevedo, coordenadora da Comissão Científica de Osteoporose da Sociedade Brasileira de Reumatologia, explica que a osteoporose é uma condição que torna os ossos frágeis e aumenta o risco de fraturas. Existe uma ligação direta entre a osteoporose e a menopausa, na qual as mulheres param de produzir estrogênio, um hormônio essencial para proteger a densidade óssea, conforme afirmou Adriana Orcesi, professora em ginecologia na Unicamp.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, uma em cada três mulheres acima de 50 anos sofrerá uma fratura devido à fragilidade óssea, sendo a fratura de quadril mais comum do que o câncer de mama nesse grupo.

Como é feito o diagnóstico

A osteoporose é diagnosticada por meio da densitometria óssea, um exame que mede a densidade dos ossos. A doença é sorrateira e muitas vezes só é identificada quando um exame é realizado ou após uma fratura causada por fragilidade óssea, segundo Azevedo.

O diagnóstico da osteoporose é complexo, com cerca de 80% dos casos de fraturas ósseas por fragilidade não sendo diagnosticados, conforme informa o Ministério da Saúde. Além disso, fraturas assintomáticas como as de vértebra podem passar despercebidas, alerta Orcesi.

Grupo de risco e prevenção

Algumas pessoas têm maior predisposição à osteoporose, como aquelas com doenças reumatológicas, sedentárias e com diabetes. Azevedo destaca a importância de atividade física, alimentação saudável rica em cálcio e vitamina D para prevenir a doença.

O tratamento inclui reposição hormonal, medicamentos para densidade óssea e medidas para evitar quedas, que podem comprometer a qualidade de vida e autonomia do paciente. Orcesi ressalta a importância de manter um estilo de vida saudável desde a infância para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.

Conclusão

A prevenção da osteoporose é essencial em todas as fases da vida, especialmente durante a menopausa, quando as mulheres estão mais vulneráveis. É fundamental conscientizar sobre a importância da saúde óssea e adotar medidas para evitar essa doença que pode ser tão devastadora. A informação e a adoção de hábitos saudáveis são nossas maiores armas contra a osteoporose.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo