DestaqueUOL

Líder do Hamas, Yahya Sinwar, é morto por militares israelenses em operação surpresa após intensa busca.

Grande Operação Militar em Gaza Resulta na Morte de Yahya Sinwar

O líder do grupo Hamas, Yahya Sinwar, foi encontrado dentro de um prédio em Gaza e as forças militares israelenses abriram fogo contra ele. Um vídeo chocante divulgado pelas Forças de Defesa de Israel mostra Sinwar sentado e segurando uma tábua de madeira momentos antes de ser morto.

Os soldados só suspeitaram que o homem poderia ser Sinwar após uma minuciosa varredura no local. Ele estava usando um colete à prova de balas, estava armado com uma pistola e carregava 40 mil shekels (aproximadamente R$ 60,5 mil). Um exame de DNA posterior confirmou sua identidade.

Israel afirmou que os soldados não estavam na área para uma operação específica e não tinham informações prévias sobre a presença de Sinwar no local. O líder do Hamas era procurado há mais de um ano por Israel, que contou com o apoio dos Estados Unidos, investindo recursos e reunindo uma grande quantidade de informações para localizá-lo.

Quem era Yahya Sinwar

Yahya Sinwar, de 62 anos, nascido em Khan Younis, era o líder do Hamas. Ele se juntou ao grupo extremista em 1987, logo após a sua fundação.

Seus pais foram deslocados para um campo de refugiados após a criação de Israel. Antes disso, eram moradores de Majdal Askalan, região que se tornou Ashkelon em 1948.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo