
Milhares de delegados se reúnem em Cali para a COP16 em busca da paz com a natureza
Milhares de delegados de todo o mundo se reunirão na cidade colombiana de Cali para fazer as “pazes com a natureza” na COP16: uma cúpula sob ameaça de guerrilha que visa proteger a biodiversidade do planeta.
Cerca de 12.000 participantes, incluindo sete chefes de Estado, se reunirão a partir de segunda-feira sob um esquema de segurança composto por milhares de policiais e soldados colombianos, com o apoio da ONU e da equipe de segurança dos EUA.
A cúpula está sendo protegida da perseguição da maior facção dissidente do agora extinto grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que rejeitou o histórico acordo de paz de 2016 e representa uma ameaça à segurança do vasto fórum diplomático e econômico.
Com a presença de líderes mundiais e especialistas, a COP16 tem o objetivo de discutir medidas para proteger a biodiversidade do planeta e promover a sustentabilidade ambiental. Diversos painéis e workshops estão programados para abordar as questões mais urgentes relacionadas ao meio ambiente e ao combate às mudanças climáticas.
Além disso, a cúpula prevê a assinatura de acordos e compromissos entre os países participantes, visando fortalecer a colaboração internacional em prol da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.
A expectativa é que a COP16 seja um marco na luta contra a degradação ambiental e um ponto de virada na construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações.