
Aneel pode cassar a concessão da Enel em São Paulo
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está prestes a tomar uma medida drástica em relação à Enel, distribuidora de energia que atua na cidade de São Paulo. A empresa pode ter sua concessão cassada na capital paulista, conforme informações apuradas pela agência reguladora.
A decisão de intimar a Enel partiu de um levantamento de falhas e transgressões que está sendo finalizado pela área de fiscalização da Aneel. Mesmo sem a conclusão total do relatório, a agência já determinou que a cassação da concessão é uma medida necessária.
Essa ação surge após um apagão que afetou cerca de 3,1 milhões de clientes da Enel na Grande São Paulo, causado por um temporal no último dia 11. Muitas residências ficaram até seis dias sem energia elétrica, gerando um impacto significativo na região.
De acordo com a Aneel, o processo de intimação marca o início de uma avaliação que pode resultar na recomendação de cassação, a ser avaliada pela diretoria da agência e, posteriormente, pelo Ministério de Minas e Energia.
Até o momento, a Enel não se pronunciou sobre a situação, mesmo após ser procurada pela imprensa.
A pressão do Ministério de Minas e Energia foi um dos fatores que levaram a essa decisão da Aneel. O órgão governamental vinha questionando a atuação da agência reguladora em relação à Enel, acusando-a de omissão. Por sua vez, a Aneel reafirmou que realiza fiscalizações regulares na empresa.
Além disso, a agência informou que realizou reuniões com autoridades de São Paulo nos últimos dias, visando estabelecer um plano de contingência para possíveis eventos climáticos adversos previstos para o fim de semana.