
Sinwar, novo líder do Hamas, é apontado como mente por trás de atentado
O líder do Hamas na Faixa de Gaza, Yahya Sinwar, de 61 anos, assumiu o cargo em agosto, sucedendo Ismail Haniyeh, que foi assassinado em Teerã em um atentado atribuído às autoridades da República Islâmica a Israel. Sinwar já estava à frente do grupo desde 2017 e é considerado uma das mentes por trás do ataque de 7 de outubro de 2023, considerado o pior atentado contra civis em Israel desde sua fundação, em 1948.
No trágico dia, 1.206 pessoas perderam a vida e outras 251 foram feitas reféns, de acordo com informações oficiais israelenses. “Foi a estratégia dele, foi ele quem organizou a operação, provavelmente durante um ou dois anos”, explicou Leila Seurat, pesquisadora do Centro Árabe de Pesquisa e Estudos Políticos (Carep), em Paris.
Descrito como um homem simples de cabelos brancos, Sinwar conseguiu impor sua agenda para mudar o equilíbrio de poder no território, surpreendendo a todos. Apesar de ter sido qualificado como o “rosto do diabo” e declarado “homem morto” pelo exército israelense, ele não aparecia em público desde outubro do ano passado.