
Chuvas intensas atingem cidades de SP e outras regiões do Brasil
As cidades de São Paulo estão enfrentando chuvas mais intensas nos últimos dias. Pancadas isoladas e trovoadas estão previstas para municípios como Taubaté, Sorocaba e Campos do Jordão. Taboão da Serra, que foi um dos locais afetados pelo temporal da última sexta-feira, também terá tempo encoberto, chuviscos e períodos de chuvas mais intensas e isoladas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo potencial” de tempestade para diversas cidades do Sudeste. As regiões que devem ser impactadas incluem Campinas, Vale do Paraíba e Região Metropolitana de São Paulo, além das regiões Sul e Metropolitana do Rio de Janeiro e Sul e Sudoeste de Minas Gerais. São esperados entre 20 e 50 milímetros de chuva, ventos entre 40 e 60 km/h, e possibilidade de queda de granizo. Já em Vitória, não há previsão de chuva até pelo menos o próximo sábado.
Chuvas afetam várias regiões do país
O Centro-Oeste também está em alerta de perigo devido à precipitação. Goiânia deve enfrentar fortes chuvas e trovoadas nos próximos dias, enquanto Brasília terá chuva em menor intensidade após um período de estiagem. Campo Grande e Cuiabá devem alternar entre chuviscos e chuvas mais intensas, com temperaturas máximas de até 36 e 38ºC, respectivamente. Em algumas áreas do Centro-Oeste, como Sinop (MT), há alerta para ventos intensos de até 100 km/h, válido até a manhã da próxima quinta-feira, de acordo com o Inmet.
No Nordeste, a Bahia deve concentrar as precipitações, com Salvador enfrentando dias chuvosos até o fim da semana. O centro-sul baiano também está em alerta de perigo potencial de acumulado de chuva até a manhã da próxima quinta-feira. Já as demais capitais da região nordeste terão menor volume de chuva, mas tempo encoberto. A temperatura média de cerca de 30ºC prevalecerá, com chances de chuvas isoladas, exceto em Teresina, onde são esperadas chuvas intensas e trovoadas entre a noite de quarta-feira e o próximo sábado.