DestaqueUOL

Bolsonaro ameaça abandonar partido se não for candidato em 2026: “Não serei apenas cabo eleitoral”, revela colunista.

Em recentes declarações, o presidente Jair Bolsonaro sinalizou que só será candidato à Presidência em 2026 se for pelo PL, seu atual partido. Essa posição foi interpretada como um ultimato ao presidente da legenda, Valdemar da Costa Neto, indicando que, caso não concorra, Bolsonaro não atuará como cabo eleitoral, conforme analisou o colunista Leonardo Sakamoto em entrevista ao UOL News.

A irritação de Bolsonaro surgiu após comentários de Valdemar sobre a necessidade de alianças com diferentes espectros políticos para vencer as eleições de 2026, chegando a citar nomes como Tarcísio de Freitas e Eduardo Bolsonaro. Importante ressaltar que Jair Bolsonaro encontra-se inelegível até 2030 por condenação em casos de abuso de poder.

Jair Bolsonaro busca demonstrar a Valdemar da Costa Neto que sua participação política vai além de ser apenas um cabo eleitoral. Ele deixou claro que sua presença como candidato é fundamental para seu engajamento. Caso contrário, ele não estará disposto a apoiar o partido.

Com base nos resultados das urnas de 2024, Bolsonaro percebeu que sua relevância vem diminuindo, não só para seus eleitores, mas também para o cenário político. Valdemar Costa Neto, com sua experiência, reconhece a necessidade de articulações para tornar o partido relevante em 2026, inclusive considerando outras candidaturas presidenciais como a de Tarcísio de Freitas.

Diante desse cenário, Bolsonaro procura assegurar sua liderança no PL e garantir suporte jurídico para enfrentar os processos que ainda enfrenta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo