Operação especial de segurança para o Rock in Rio contará com mais de 8 mil profissionais durante os sete dias de evento

Com a proximidade do Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, a expectativa é grande não apenas para os fãs de música, mas também para as autoridades responsáveis pela segurança do evento. Mais de 8 mil profissionais de segurança irão garantir a tranquilidade dos mais de 700 mil espectadores esperados para os sete dias de festival, que acontecerá na Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, de 13 a 22 de setembro.
O efetivo policial representa um aumento de 30% em relação à última edição do Rock in Rio, demonstrando a preocupação das autoridades em garantir a segurança de todos os presentes. A operação especial de segurança terá início nesta sexta-feira (13) e se estenderá até o fim do evento.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, destacou a importância do Rock in Rio para o estado, não apenas do ponto de vista cultural, mas também econômico. Ele ressaltou a montagem de um esquema de segurança robusto e integrado, envolvendo diferentes forças, para garantir que moradores e turistas possam aproveitar o festival com tranquilidade.
Além disso, a previsão é que o evento gere cerca de R$2,6 bilhões para a economia fluminense, com a taxa de ocupação hoteleira atingindo 95% nos finais de semana do festival. O aumento do movimento na Rodoviária do Rio também é esperado, podendo chegar a 40%.
A Polícia Militar, responsável por mobilizar 5.200 agentes e 143 viaturas, terá um forte esquema de segurança tanto dentro quanto nos arredores da Cidade do Rock. Todo o aparato tecnológico disponível será utilizado para garantir a segurança dos participantes, incluindo câmeras de monitoramento, reconhecimento facial, drones, aeronaves e motos. Para facilitar o atendimento aos turistas, um posto de atendimento com policiais bilíngues será instalado no local.
Já a Polícia Civil contará com 1.675 agentes, com uma projeção da 16ª Delegacia Policial (Barra da Tijuca) dentro da Cidade do Rock. O Corpo de Bombeiros também estará presente com cerca de 600 militares, garantindo a segurança e o pronto atendimento em casos de emergência.
A Operação Lei Seca realizará 62 fiscalizações para garantir a segurança no retorno do público, com ações educativas e de prevenção. Com um esquema integrado e colaborativo, as autoridades estão empenhadas em garantir que o Rock in Rio seja um evento seguro e tranquilo para todos os presentes.