DestaqueUOL

Presidente do PL desafia Bolsonaro e a extrema direita a aceitarem alianças com a esquerda para vencer eleições de 2026.

Presidente do PL defende diálogo com o centro e a esquerda para as eleições de 2026

Valdemar Costa Neto, presidente do PL
Valdemar Costa Neto, presidente do PL – Imagem: Yuri Murakami – 03.ago.2024/Folhapress

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, concedeu uma entrevista ao jornal O Globo na qual abordou a necessidade de aproximação do partido com o centro e setores da esquerda para garantir o sucesso nas eleições de 2026.

O que foi dito

Segundo Valdemar, é fundamental que o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ala “da extrema direita” do partido compreendam a importância de aceitar alianças com diferentes espectros políticos. Ele afirmou: “Há lugares no Brasil, como no Maranhão, onde não há divisões entre esquerda e direita, mas sim pessoas passando fome. Precisamos conquistar essas pessoas para alcançar a vitória eleitoral. Convencê-los não é difícil, o desafio está em fazer Bolsonaro e os extremistas aceitarem. Eles resistem”.

O Maranhão foi mencionado como exemplo, sendo o estado com maior número de coligações entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o PL nas eleições municipais. De acordo com informações da Folha de S.Paulo, os partidos se uniram em 22 cidades neste ano.

Valdemar também incluiu Nikolas Ferreira, político de Minas Gerais, na ala considerada mais ideológica do partido. Ele pontuou: “Não é apenas uma questão de convencer Bolsonaro. Nikolas também precisa compreender. Ele é muito radical. Existem pessoas de qualidade em todos os espectros políticos, e precisamos atraí-las para nossa causa”. O presidente do PL defendeu a ideia de atrair políticos com princípios semelhantes para o partido ou outras legendas da coligação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo