Mutirão de Cirurgias em Parelhas, RN, Resulta em Complicações e Pacientes Precisam Retirar Globo Ocular

Complicações em Cirurgia de Catarata em Parelhas

No município de Parelhas, no Rio Grande do Norte, Francisco Pedro dos Santos Neto, de 60 anos, passou por um procedimento de retirada do globo ocular após complicações em uma cirurgia de catarata. Essa cirurgia fazia parte de um mutirão realizado no fim de setembro, no qual ao menos 15 pacientes tiveram complicações, sendo necessária a remoção do olho em alguns casos.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, foram realizadas 48 cirurgias na Maternidade Dr. Graciliano Lordão nos dias 27 e 28 de setembro. Francimar Pedro dos Santos, filho de Francisco, explicou que seu pai aguardava na fila há um tempo e que o mutirão foi realizado para diminuir a lista de espera.

Após a cirurgia, alguns pacientes, incluindo Francisco, apresentaram infecção por uma bactéria, o que levou à necessidade de remoção do globo ocular para evitar prejuízos à saúde ocular. A família de Francisco ficou abalada com a situação, relatando choque e desespero ao lidar com a dor da perda do olho do paciente.

O tratamento foi iniciado, com aplicação de fármacos no olho infectado, mas mesmo após a alta no dia 5 de outubro, foi necessário levar Francisco a um hospital particular em Natal para a remoção do olho.

A Prefeitura de Parelhas confirmou que 15 pacientes apresentaram sintomas de infecção ocular, sendo que 8 deles tiveram que remover o globo ocular. O município garantiu estar arcando com todos os cuidados necessários aos pacientes afetados, além de ter aberto um inquérito civil para investigar o caso em conjunto com a Suvisa.

A empresa responsável pela realização das cirurgias, Oculare Oftalmologia Avançada LTDA, afirmou que o mutirão foi conduzido por profissionais experientes e que medidas foram tomadas assim que as complicações foram relatadas. Uma investigação está em andamento para compreender as razões por trás das infecções nos pacientes operados.

Sair da versão mobile