DestaqueUOL

Museu Afro Brasil comemora 20 anos com três novas exposições que celebram a arte e a história da população negra

No próximo dia 23, o Museu Afro Brasil, idealizado pelo artista baiano Emanoel Araujo e localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, no parque Ibirapuera, estará celebrando seu aniversário de 20 anos com a abertura de três novas exposições.

Desde 2004, o museu apresenta um acervo de 8.000 obras que contam a história do Brasil e do mundo sob a perspectiva da população negra, em um prédio de 12 mil m² projetado por Oscar Niemeyer. As novas exposições trazem um recorte especial do acervo, com destaque para obras de arte popular e africana.

Segundo o diretor artístico do museu, Hélio Menezes, a coleção do Museu Afro Brasil se diferencia por não ter qualquer ligação com saques coloniais na África, ao contrário de grandes museus ocidentais. Para tornar as obras acessíveis a um público amplo, o museu conta com réplicas inspiradas nas formas tradicionais africanas.

As novas exposições exploram não apenas a arte africana, mas também a arte popular brasileira e a história do próprio museu. Vejamos os destaques de cada uma delas.

Uma História do Poder na África
Destaca a influência do continente africano em civilizações ao redor do mundo, apresentando escaravelhos egípcios em formato de coração feitos de cerâmica azul, entre outras obras. A mostra conta com réplicas de tronos e coroas africanas, além de trabalhos contemporâneos de artistas como Damara Inglês e Gisela Casimiro.

Popular, Populares
Explora a arte popular brasileira com peças multicoloridas que retratam cenas cotidianas e celebrações religiosas, como as carrancas de Francisco Biquiba. Um destaque é um quadro de 6 metros de altura de Yêda Maria que retrata Iemanjá.

Pensar e Repensar, Fazer e Refazer
Mostra obras de mais de 300 exposições realizadas nos últimos 20 anos, incluindo quadros de artistas negros e retratos do fotógrafo Militão Augusto de Azevedo. Esculturas de artistas como Rubens Valentim e Mestre Didi também fazem parte da seleção.

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10, Vila Mariana, região sul. Estreia: qua. (23). Ter. a dom., das 10h às 17h. Grátis na qua. Ingressos a R$ 15 em museuafrobrasil.byinti.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo