Agência BrasilDestaque

Aumento dos indicadores da Covid-19 no Rio de Janeiro preocupa autoridades de saúde e demanda medidas urgentes de combate.

O panorama da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro vem apresentando uma tendência preocupante de aumento dos indicadores da doença, de acordo com o novo boletim divulgado nesta terça-feira (24). Este boletim, referente à Semana Epidemiológica 37, que compreende o período de 8 a 14 de setembro, revela números alarmantes de testes positivos, solicitações de leitos e atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) informou que a taxa de positividade dos testes RT-PCR realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) em amostras coletadas na rede pública apresentou um aumento para 8% na Semana 37 em comparação com a Semana 33. Já a positividade nos exames RT-PCR de amostras coletadas em laboratórios da rede privada teve um crescimento mais expressivo, chegando a 14%.

Além disso, os atendimentos nas UPAs do estado também registraram um aumento significativo, com crescimento de 11,39% para adultos e 21,14% para crianças na comparação entre as últimas semanas. Os dados ainda indicam um aumento constante de casos de Covid-19 na população infantil.

Apesar do aumento nos indicadores precoces da doença, a Secretaria de Estado de Saúde avalia que o cenário ainda não impactou nas taxas de ocupação de leitos das unidades de saúde. No entanto, ressalta a importância do monitoramento constante para a tomada de ações preventivas e de combate à doença, como a intensificação da vacinação e reforço das medidas de prevenção e controle.

Diante desse cenário preocupante, é essencial que a população se mantenha atenta e siga as orientações das autoridades de saúde para conter a propagação do vírus e garantir a segurança de todos. A pandemia ainda não acabou, e a colaboração de todos é fundamental para superarmos esse desafio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo