
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou a extradição de 63 cidadãos brasileiros que estão foragidos na Argentina. A medida foi tomada devido à investigação sobre a participação dessas pessoas nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. A decisão atende a um pedido da Polícia Federal (PF) e agora aguarda análise do Ministério da Justiça.
Após a decisão de extradição, cabe ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional avaliar se o caso está de acordo com os tratados internacionais. Em seguida, o material será encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores para as devidas tratativas com as autoridades argentinas.
Segundo a PF, os foragidos teriam entrado na Argentina sem passar pelos controles de fronteira, utilizando meios como porta-malas de carros, travessia de rios ou a pé. A possibilidade de solicitação de asilo e trânsito pelos países vizinhos, Uruguai e Paraguai, também não está descartada pelos investigadores.
A Polícia Federal trabalha com a hipótese de que 180 pessoas envolvidas nos atos golpistas estejam atualmente foragidas na Argentina, Uruguai e Paraguai. As autoridades continuam empenhadas em localizar e responsabilizar todos os envolvidos nos eventos de janeiro de 2023.
Além disso, outro destaque do dia foi o sorteio da Mega-Sena e +Milionária pela Caixa Econômica Federal. E no campo da saúde, o Brasil iniciará o primeiro teste clínico de uma vacina contra hanseníase, com a participação de 54 voluntários.