DestaqueDiário do Rio

Marcelo D’Salete, aclamado quadrinista brasileiro, destaca-se no Festival Internacional de Banda Desenhada de Amadora, em Portugal, com suas obras de resistência e justiça social.

O renomado quadrinista brasileiro Marcelo D’Salete será um dos grandes destaques da 35ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Amadora (Amadora BD 2024), que ocorre de 17 a 27 de outubro de 2024. Com sua abordagem única e profunda sobre a história afro-brasileira, D’Salete levará sua arte ao mais importante evento de banda desenhada de Portugal, que se consolida como uma referência no cenário europeu desde sua criação em 1989. Este ano, o festival aborda o tema central “Humanidade”, em celebração dos 50 anos do 25 de abril, a revolução que restaurou a democracia em Portugal.

A Amadora é uma cidade portuguesa localizada na Área Metropolitana de Lisboa, com uma área urbana de 23,79 km² e uma população de 171.500 habitantes em 2021, sendo a quarta maior cidade do país. A cidade abriga anualmente o Amadora BD, um evento que se tornou o ponto de encontro de amantes da banda desenhada, tanto de Portugal quanto do exterior.

Criado em 1989 como uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, o Amadora BD tem como objetivo promover a arte da banda desenhada (histórias em quadrinhos, no Brasil), e desde então é realizado de forma ininterrupta. Reconhecido como o mais importante festival do gênero em Portugal e um dos mais prestigiados da Europa, o evento reúne autores, editores, agentes e colecionadores de diversas nacionalidades, oferecendo uma vasta programação que inclui sessões de autógrafos, exposições, lançamentos, oficinas e apresentações. Além disso, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora distinguem anualmente os talentos que se destacam no cenário da banda desenhada.

Marcelo D’Salete é aclamado por explorar as lutas e as resistências dos afrodescendentes no Brasil, trazendo para o universo dos quadrinhos uma abordagem sobre a herança do colonialismo, a escravidão e o racismo. Suas histórias são marcadas por uma narrativa visual envolvente e um compromisso social inabalável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo