
Avanços e desafios das práticas socioambientais nas empresas
Uma pesquisa feita com 400 empresas de médio e grande porte revelou que menos da metade delas segue práticas socioambientais, com destaque para o avanço das médias em comparação com as grandes nos últimos três anos.
Realizado pela consultoria em sustentabilidade e estratégia ESG Beon Nexus, da FSB Holding, em parceria com a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), o estudo intitulado “Avanços e Desafios” apontou que apenas 43% das empresas pesquisadas têm metas ambientais definidas.
Os dados mostram que a implementação dessas práticas foi mais expressiva entre as empresas de médio porte, com um aumento de 31% para 56% entre 2021 e 2024, enquanto as grandes empresas tiveram um avanço menor, de 44% para 57% no mesmo período.
O estudo também destacou o crescimento da presença de uma estrutura formal interna responsável pelo acompanhamento das questões ESG, com um aumento de 26% para 38% nas empresas de médio porte entre 2021 e 2024, e de 34% para 39% nas grandes empresas no mesmo período.
A sigla ESG abrange práticas relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança. As entrevistas para o levantamento foram realizadas com executivos das empresas dos setores do agronegócio, indústria, comércio e serviços, durante os meses de março a maio deste ano.
Por Diego Felix
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.