
Conflitos no Oriente Médio dominam discussões em cúpula diplomática
No entanto, os diplomatas presentes na reunião internacional reconhecem que as recentes operações militares de Israel em Gaza e no Líbano, bem como a tensão crescente entre Israel e o Irã, com o risco iminente de uma guerra regional mais ampla, estarão no centro das discussões.
“Somos parceiros, com interesses alinhados”, declarou o primeiro-ministro belga, Alexandre de Croo, ao chegar ao local do encontro. Ele expressou confiança de que as negociações em andamento poderão promover uma desescalada na região.
“A paz será alcançada quando pessoas razoáveis se sentarem à mesma mesa, e sabemos que vários países do Golfo têm desempenhado um papel facilitador nesse processo. Portanto, tenho esperança de que possamos unir forças em prol da paz”, afirmou De Croo durante suas declarações.
Preocupações em comum
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, estão participando ativamente da reunião que está sendo moderada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e pelo emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, atual presidente do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).
“Compartilhamos das mesmas preocupações em relação à paz e segurança em toda a região”, afirmou Borrell na tarde de terça-feira, antes de um jantar de trabalho com os ministros das Relações Exteriores do CCG.