DestaqueSenado Federal

Desperdício de alimentos no Brasil preocupa senador Paulo Paim e necessidade de ação urgente é destacada

O senador Paulo Paim (PT-RS) alertou, em seu pronunciamento nesta quarta-feira (16), para o grave problema do desperdício de alimentos no Brasil. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o país figura entre os maiores desperdiçadores de comida, ocupando o 10º lugar no ranking global, com 30% dos alimentos produzidos sendo descartados, o equivalente a 46 milhões de toneladas anualmente.

Paim ressaltou que, segundo o IBGE, 64 milhões de brasileiros sofrem com a falta de acesso regular à alimentação. Além disso, o desperdício representa uma perda significativa de recursos, totalizando R$ 61,3 bilhões a cada ano. O senador citou o Índice Global de Desperdício de Alimentos de 2024, do Pnuma, que aponta que quando alimentos são jogados fora, também são desperdiçados os recursos, insumos e energia empregados em sua produção, resultando em perdas econômicas. Destacou ainda que nesta quarta-feira se celebra o Dia Mundial da Alimentação.

O parlamentar mencionou as principais causas do desperdício de alimentos, que variam desde ineficiências na produção até questões culturais. Defendeu a necessidade urgente de políticas públicas eficazes e sustentáveis para resolver essa questão, destacando a importância de reduzir o desperdício de alimentos como forma de combater a fome, a miséria e a pobreza, além de promover a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental.

Paim também abordou o Projeto de Lei 2.895/2019, de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que visa fomentar a criação de redes de coleta e doação de alimentos para entidades de assistência social. Ele fez um apelo à Câmara dos Deputados para que aprove o projeto, ressaltando que a iniciativa está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12.3 da ONU, que busca reduzir pela metade o desperdício per capita mundial até 2030.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo