Exposição TransforMAR destaca recuperação ambiental na Baía de Guanabara no São Gonçalo Shopping com atividades interativas e barco dos pescadores.

Exposição TransforMAR destaca recuperação ambiental na Baía de Guanabara

Uma nova exposição chega ao São Gonçalo Shopping no dia 21 de junho, com a proposta de conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação ambiental na Baía de Guanabara. A TransforMAR é um desdobramento do Projeto Águas da Guanabara, realizado pela Federação de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro.
O objetivo principal da mostra é divulgar o trabalho dos pescadores artesanais do litoral dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé, e os resultados positivos alcançados até o momento. A exposição contará com diversas atrações, incluindo uma área com fotos e vídeos que retratam as etapas do projeto e as melhorias no ambiente marinho.
Um dos destaques da exposição será um espaço interativo, onde os visitantes poderão explorar a Baía de Guanabara de maneira envolvente e educativa. Além dos clientes do shopping, o evento também receberá alunos de escolas públicas e particulares, proporcionando uma experiência rica em educação ambiental.
A Baía de Guanabara, cenário icônico do Rio de Janeiro, com suas 53 praias, é o foco desta iniciativa. Cercada por diversos municípios, como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói, a baía necessita de ações de preservação e conscientização.
A exposição contará com dois ambientes distintos. Um deles exibirá 36 imagens que documentam as atividades do Projeto Águas da Guanabara, incluindo ações de saúde, educação ambiental e a captura de diversas espécies de peixes. Os visitantes também poderão conhecer um barco de madeira usado pelos pescadores na limpeza da baía.
Em dois anos de projeto, mais de 800 toneladas de resíduos sólidos foram removidas e cerca de 850 vagas foram oferecidas para participação. Esses resultados são fundamentais para conscientizar a sociedade e promover a preservação ambiental.
A exposição TransforMAR conta com o apoio de entidades como a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do RJ (SEAPPA), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e as prefeituras de São Gonçalo, Magé e Itaboraí.