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Redes Sociais nas Eleições: um desafio para o controle de autoridades
Suspendidas em suas redes oficiais, as contas do candidato continuaram a ganhar seguidores em perfis reservas, enquanto os cortes de suas declarações se espalhavam pelas plataformas digitais. Para Rose Marie Santini, professora da Escola de Comunicação da UFRJ e fundadora do NetLab, a complexidade do ecossistema das redes sociais durante as eleições desafia o controle das autoridades.
“Não pode ter um terceiro fazendo anúncio, publicidade paga para candidato. Agora, como o TSE vai punir isso? Não sei. Porque realmente é uma bagunça…vai para além das redes dele.” – declarou Rose Marie Santini.
As ações de vigilância por parte das plataformas e do governo ainda são limitadas, conforme apontam os especialistas. Em resposta ao UOL, o TSE enviou uma ferramenta disponível para Android e iOS para monitorar anúncios, registrando queixas desde 16 de agosto.
Império e ‘lojinha’
No TikTok, uma busca simples pelo nome do candidato seguido da palavra “cortes” revela dezenas de perfis utilizando sua foto como avatar e compartilhando trechos de suas entrevistas, mesmo após o primeiro turno das eleições.