DestaqueDiário do Rio

Projeto Futebol de Rua Pela Educação forma cidadãos em São Gonçalo com apoio da Águas do Rio e Instituto Aegea.

Projeto Futebol de Rua Pela Educação em São Gonçalo forma cidadãos através do esporte

O Projeto Futebol de Rua Pela Educação, que reúne 80 alunos, de 7 a 14 anos, no Salgueiro, em São Gonçalo, é uma iniciativa que está fazendo a diferença na comunidade ao unir educação e esporte de forma inteligente e eficaz. Com aulas realizadas às segundas e terças-feiras em dois turnos, os alunos têm a oportunidade de receber reforço pedagógico e um lanche, graças ao patrocínio da Águas do Rio e do Instituto Aegea, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Mais do que apenas desenvolver habilidades esportivas, o Futebol de Rua Pela Educação visa a formação integral dos participantes, promovendo valores como o “jogo limpo” e a autoarbitragem, que incentivam o diálogo, o protagonismo e a educação socioemocional dentro e fora de campo.

Apoio e testemunho como o de Tuanny Castro, mãe de Heitor,, são fundamentais para destacar o impacto positivo do projeto. Segundo Tuanny, seu filho autista, tem mostrado progressos significativos durante as atividades, demonstrando entusiasmo e envolvimento com o esporte e a educação.

Ao comentar sobre a importância dessas iniciativas, a gerente de responsabilidade social da Águas do Rio, Tâmara Mota, ressaltou a relevância dos projetos socioeducativos para a inclusão social e o desenvolvimento humano, indo além do simples cumprimento dos serviços de Saneamento Básico.

O gerente de Relacionamento Institucional do Instituto Futebol de Rua, Éber Dartora, celebrou os resultados positivos do projeto e destacou que o foco é garantir um espaço seguro e inclusivo para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes envolvidos.

Além disso, a Águas do Rio também está envolvida em iniciativas educativas como o programa Saúde Nota 10, que aborda temas como o saneamento, a importância da água limpa e do esgotamento sanitário, atingindo mais de 10 mil alunos de escolas públicas no Leste Fluminense. Outros programas, como a Orquestra do Jardim Catarina, Pioneiros, Super Autor e o Jovens Aprendizes, também fazem parte do compromisso da empresa com a comunidade.

Em resumo, iniciativas como o Projeto Futebol de Rua Pela Educação representam um passo importante rumo à formação de cidadãos conscientes e engajados, que contribuem para uma sociedade mais justa e inclusiva. O esporte, aliado à educação e ao apoio das empresas e da comunidade, mostra seu potencial transformador e inspirador.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo