DestaqueUOL

OMS aprova vacina para adolescentes contra Mpox, doença que vem causando preocupação global, ampliando proteção para grupo vulnerável.

OMS aprova vacina mpox da Bavarian Nordic para adolescentes

No dia 14 de outubro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a aprovação da vacina mpox da farmacêutica Bavarian Nordic para adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. Esse grupo etário é considerado especialmente vulnerável a surtos da doença, que têm causado preocupação global.

Segundo a OMS, a pré-qualificação da vacina Jynneos para adolescentes foi concedida em 8 de outubro, sendo uma medida importante para conter a propagação do vírus mpox, declarado como uma emergência de saúde pública global.

O mpox tem sido motivo de preocupação devido a sua transmissão rápida e impacto na saúde, afetando principalmente crianças, adolescentes e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos. A aprovação da vacina para adolescentes pela OMS e pela União Europeia é um passo importante no combate à doença.

A empresa dinamarquesa Bavarian Nordic está agora se preparando para realizar ensaios clínicos para avaliar a segurança da vacina em crianças de dois a 12 anos, ampliando assim o uso do medicamento. Além disso, a Food and Drug Administration dos Estados Unidos também aprovou a vacina, permitindo seu uso em adultos e adolescentes durante surtos de mpox.

No Japão, outra vacina para mpox, a LC16, já está disponível para crianças, mas requer um tipo especial de agulha para administração. Enquanto isso, a República Democrática do Congo continua enfrentando altos índices de casos de mpox, com mais de 30 mil casos registrados somente este ano.

A situação na África levou a OMS a acionar o máximo nível de alerta mundial em agosto, visando conter a propagação da doença. Campanhas de vacinação estão sendo realizadas, mas a falta de vacinas homologadas para uso em menores tem sido um desafio em alguns países, como na República Democrática do Congo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo