DestaqueDiário do Rio

Governo lança Programa Rio Clima II com investimento de R$ 4 milhões para lidar com mudanças climáticas e vulnerabilidades sociais.

Governo do Rio de Janeiro lança Programa Rio Clima II em parceria com a UFRJ

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), anunciou o lançamento do Programa Rio Clima II. Com um investimento de R$ 4 milhões, o programa tem como objetivo a adaptação e mitigação dos riscos associados às mudanças climáticas e será executado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O acordo foi oficializado pelo governador Cláudio Castro no dia 15 de outubro, e terá uma duração de dois anos. O Programa inclui a criação do Portal de Gestão de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas, assim como estudos nas áreas de agricultura, florestas e uso da terra. Essas iniciativas visam aprimorar o Plano Estadual de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas e desenvolver um sistema de certificação de créditos florestais.

Para Cláudio Castro, a parceria com a UFRJ é fundamental para identificar vulnerabilidades sociais e ambientais, melhorar a comunicação e o planejamento do estado e garantir mais segurança para a população fluminense diante das mudanças climáticas.

Foco na adaptação e mitigação

O Programa Rio Clima II é uma continuação do Rio Clima I e busca fortalecer os instrumentos de gestão voltados ao desenvolvimento sustentável no estado. Nessa segunda fase, o foco estará na identificação de vulnerabilidades sociais e ambientais, visando criar políticas mais eficazes de adaptação e descarbonização.

A parceria com o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais da UFRJ permitirá a realização de pesquisas relacionadas ao sequestro de carbono, adaptação climática e resiliência. O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, ressaltou a importância da colaboração entre governo e academia para otimizar os processos de adaptação às mudanças climáticas.

Para mais informações e notícias, acompanhe o Diário do Rio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo