DestaqueUOL

Exercícios militares conjuntos entre EUA e Filipinas preocupam China e Taiwan em meio a tensões no Mar do Sul da China.

Exercícios militares conjuntos entre EUA e Filipinas

Por: redação

Data: xx/xx/xxxx

A Forças Armadas dos Estados Unidos e das Filipinas deram início nesta terça-feira a exercícios militares conjuntos em grande escala. As atividades serão realizadas em várias áreas das Filipinas, incluindo regiões voltadas para Taiwan e para o Mar do Sul da China.

Os exercícios, que têm previsão de ocorrer até 25 de outubro, acontecem em um momento delicado, após a China realizar jogos de guerra em torno de Taiwan na segunda-feira. Esta ação provocou a condenação dos governos de Taipé e dos EUA, gerando tensões na região asiática.

Mais de 2.000 tropas norte-americanas participam dos exercícios, juntamente com soldados e funcionários filipinos. As atividades incluem treinamentos baseados em ilhas, desembarques anfíbios, fogo real e operações de assistência humanitária. Segundo o Corpo de Fuzileiros Navais das Filipinas, o objetivo é fortalecer a cooperação entre os dois países e melhorar a prontidão de suas tropas.

Os exercícios entre EUA e Filipinas são parte de um acordo de cooperação militar entre os dois países e acontecem regularmente. No entanto, o contexto atual, com a crescente presença militar chinesa na região, adiciona um elemento de tensão às atividades conjuntas. O governo chinês ainda não se pronunciou sobre os exercícios em andamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo