Agência BrasilDestaque

Brasil dispensa certificado veterinário internacional para ingresso de cães e gatos de brasileiros repatriados e refugiados de conflitos em Israel e Ucrânia.

O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou uma medida que facilitará o retorno de brasileiros e estrangeiros refugiados de Israel e do Hamas ao Brasil juntamente com seus animais de estimação. A partir de agora, cães e gatos não precisarão apresentar o Certificado Veterinário Internacional (CVI), documento normalmente exigido para pets vindos de outros países.

Essa alteração nas regras também foi aplicada aos repatriados da guerra entre Rússia e Ucrânia. Com isso, a apresentação do CVI emitido pelas autoridades veterinárias dos países de origem dos animais, assim como atestados de vacinação ou outras certificações sanitárias, não será mais necessária no momento do ingresso no Brasil.

No entanto, ao chegar ao país, os passageiros receberão orientações da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) sobre os procedimentos sanitários internos que devem ser seguidos em relação aos animais.

Além disso, também foi anunciado que cães e gatos de cidadãos repatriados e refugiados, que estejam apenas em trânsito pelo Brasil e se dirigindo a outros países, estarão liberados de qualquer exigência de documentação sanitária.

É importante ressaltar que essa flexibilização nas regras de entrada de animais de estimação no Brasil se aplica exclusivamente aos casos decorrentes dos conflitos armados em Israel. Ou seja, será permitido o ingresso de cães e gatos de cidadãos brasileiros repatriados ou estrangeiros refugiados em qualquer tipo de voo, como os de ajuda humanitária, militares, cargueiros fretados ou até mesmo voos comerciais.

Já em outras situações, o ingresso de animais de estimação no Brasil deverá ser feito de forma regular, cumprindo as exigências de apresentação do CVI ou do Passaporte reconhecido pelo Ministério da Agricultura, desde que emitido por uma Autoridade Veterinária do país de origem, e seguindo os requisitos sanitários brasileiros.

É importante destacar que apenas passaportes oficiais para animais de estimação de países que aceitam reciprocamente o Passaporte Brasileiro de Animais de Estimação serão aceitos no Brasil.

Com essa medida do Ministério da Agricultura e Pecuária, espera-se facilitar a chegada de brasileiros e estrangeiros que estão passando por conflitos armados em Israel e do Hamas, assim como aqueles vindos da guerra entre Rússia e Ucrânia, juntamente com seus animais de estimação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo