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Câmara do Rio aprova inclusão de jogos eletrônicos na grade extracurricular das escolas municipais em projeto de lei

Estudantes da rede municipal do Rio de Janeiro terão aulas sobre jogos eletrônicos. A decisão foi tomada durante a sessão ordinária da Câmara do Rio de Janeiro nesta terça-feira (15/10), na qual o veto total do Poder Executivo ao projeto de lei 2232/2023 foi rejeitado. O projeto, de autoria do vereador Vitor Hugo (MDB), agora aguarda a promulgação pela presidência do legislativo.

A proposta estabelece a inclusão de jogos eletrônicos na grade extracurricular das escolas municipais, com o conteúdo sendo abordado dentro da disciplina de Educação Física. Para viabilizar essa mudança, a prefeitura deverá organizar palestras e ciclos formativos destinados aos professores. O autor do projeto, Vitor Hugo, ressaltou que a Base Nacional Comum Curricular já indica a importância de explorar os jogos eletrônicos nessa área do conhecimento, especialmente para os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

“A inclusão dos jogos eletrônicos na grade extracurricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes da Educação Básica do Rio de Janeiro momentos de desenvolvimento através da prática dos ‘e-sports’. Além disso, o setor dos games e e-sports deve ser considerado não só como parte da formação dos jovens, mas também como um caminho para inserção em diversas áreas de trabalho relacionadas a esse universo tecnológico”, destacou Vitor Hugo.

O projeto de lei também prevê que o Poder Executivo regulamentará a nova lei e poderá firmar convênios com entidades públicas e privadas para viabilizar sua execução.

Essa iniciativa representa uma oportunidade para os estudantes se envolverem com o universo dos jogos eletrônicos, não apenas como forma de entretenimento, mas também como uma possibilidade de explorar novas áreas de conhecimento e potenciais profissões relacionadas a esse setor em crescente expansão.

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