
Banco Mundial reduzirá consideravelmente as comissões de empréstimos
O Banco Mundial (BM) anunciou, nesta terça-feira (15), que reduzirá consideravelmente as comissões dos empréstimos concedidos a países, especialmente os menores, com o objetivo de tornar os créditos “mais simples e menos caros”.
Essa decisão foi tomada como uma medida para facilitar o acesso dos países, principalmente os menores, aos empréstimos fornecidos pelo Banco Mundial. As novas condições incluirão um período de carência antes do início do pagamento do empréstimo, a suspensão dos prêmios de risco e a redução das comissões em empréstimos de curto prazo, como informado pela instituição em um comunicado oficial.
Além disso, as medidas fazem parte de um pacote de anúncios para aumentar a capacidade de empréstimos do banco. A redução da relação de capital próprio/empréstimo de 19% para 18% permitirá desbloquear 30 bilhões de dólares (R$ 169,1 bilhões) adicionais em financiamento por ano, possibilitando uma maior oferta de crédito para os países que necessitam.
Com essas mudanças, o Banco Mundial busca tornar seus empréstimos mais acessíveis e menos onerosos para os países que precisam de apoio financeiro, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social em diversas regiões do mundo.