DestaqueUOL

Metrô de São Paulo: 50 anos de operações ininterruptas e números impressionantes

O Metrô de São Paulo: 50 anos de operação contínua

No dia a dia dos moradores da região metropolitana de São Paulo, o Metrô é um meio de transporte essencial, responsável por transportar milhares de passageiros todos os dias. Com uma história de 50 anos de operação contínua, os números impressionam.

A rotina dos trens da linha 1-azul começa cedo, às 4h35, saindo do pátio de estacionamento do Jabaquara e chegando em uma das estações da zona sul em apenas cinco minutos. Ao longo do dia, cada trem realiza 31 viagens, percorrendo 626 quilômetros e transportando em média 42 mil passageiros, que dependem desse serviço diariamente.

Desde a inauguração das viagens comerciais, o Metrô tem expandido e se modernizado. Nos seus 50 anos de operação, todos os trens juntos percorreram distâncias equivalentes a dar mais de uma volta no planeta Terra, e o número de passageiros que passaram pelas catracas é quatro vezes a população mundial.

Com uma composição mais antiga de 25 anos, o Metrô de São Paulo também conta com trens reformados e modernizados, como as frotas I e J, que passaram por uma completa transformação. Ainda existem veículos que mantêm alguns componentes dos trens originais, remontando à época de 1974.

O Metrô de São Paulo se tornou parte essencial da rotina da cidade, equivalente a todos os moradores de Brasília passarem pelas estações de metrô todos os dias. Com números tão impressionantes, a operação contínua do Metrô de São Paulo é um marco na história do transporte público do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo