DestaqueUOL

Inauguração da coleção Ida e Volta traz críticas literárias inéditas sobre livros infantis e juvenis

No mês de outubro, a Perspectiva traz uma novidade para o mercado brasileiro: o lançamento da coleção Ida e Volta, voltada à crítica literária de livros infantis e juvenis. Essa é uma área pouco explorada no Brasil e a iniciativa busca preencher essa lacuna.

A curadoria da coleção será feita por três pesquisadoras renomadas, Isabel Lopes Coelho, Mell Brites e Renata Nakano. O objetivo é trazer obras paradigmáticas, que nunca foram editadas no país, além de novos olhares para esse tipo de produção, tanto nacional quanto internacional.

Os primeiros livros da coleção serão “Os Contos de Fada e a Arte da Subversão”, do autor americano Jack Zipes, e “Poder, Voz e Subjetividade na Literatura Infantil”, da escritora sueca Maria Nikolajeva. O livro de Zipes oferece uma leitura histórica dos contos de fadas, sob uma perspectiva política e social. Já a obra de Nikolajeva aborda as possibilidades de conscientização das crianças, por meio da literatura, de que as regras impostas pelos adultos não são absolutas.

Em outra novidade no mercado editorial, a editora Baderna, conhecida por promover autores da periferia da zona sul de São Paulo, lança seu próprio selo infantil, o Baderninha. O livro inaugural do selo é “O Riso de Luiza”, escrito por Bruna Burkert e ilustrado por Alice Procter e Diego Clementino. A história conta a convivência da personagem principal com uma menina dentro do espectro do autismo.

Outra obra que chega ao mercado editorial brasileiro é o quadrinho “Chumbo”, do artista franco-brasileiro Matthias Lehmann. O livro, que conta a história de uma família mineira durante a ditadura militar, será publicado pela Nemo no mês de março de 2024, quando se completam 60 anos do golpe.

E para finalizar, a Planeta se prepara para relançar a biografia da psiquiatra Nise da Silveira, escrita pelo renomado poeta Ferreira Gullar. O livro, que estava esgotado desde os anos 1990, será lançado pelo selo Paidós no próximo ano, com prefácios dos escritores Marco Lucchesi e Vilma Arêas.

Com essas novidades, o mercado editorial brasileiro se enriquece com obras voltadas à crítica literária de livros infantis e juvenis, além de ganhar novos selos e títulos que ampliam a diversidade e a qualidade das obras disponíveis para o público leitor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo